IMPERDÍVEL: 2ª Vindima de Altitude comemora colheita de uvas em Santa Catarina

Serão mais de 20 apresentações culturais gratuitas de música erudita e instrumental, dança e poesia, em março

4591d-villa-francioni

A 2ª Vindima de Altitude, para celebrar a colheita da uva de altitude em Santa Catarina, será realizada entre 26 e 29 de março, em São Joaquim e em vinícolas da cidade, assim como em Urubici, Lages, Videira, Campo Belo, Treze Tílias e Água Doce. O circuito cultural gratuito itinerante contempla mais de 20 apresentações de música instrumental e erudita, dança e poesia e, entre as atrações, está o Balé Bolshoi do Brasil. A programação final está sendo finalizada e será divulgada nos próximos dias.

Em 2014, foi colhida 1,5 milhão de toneladas de uvas de altitude e na safra desse ano, em razão do bom tempo, o incremento esperado é de 25%. As principais uvas produzidas são Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay e Sauvignon Blanc. As vinícolas também apostam no enoturismo, investindo em infraestrutura física para recepcionar turistas e organizando roteiros de degustação, que incluem passeios pelos vinhedos de até 1,2 mil metro acima do nível do mar, almoços ao ar livre e visitas aos locais de produção.

Estruturas especiais serão montadas em São Joaquim e nas vinícolas para que moradores e turistas possam apreciar as atrações culturais e também degustar os vinhos finos de altitude produzidos na região. As vinícolas pretendem ainda promover eventos como almoços harmonizados, sunsets e visitações aos vinhedos.

“Vamos criar um ambiente para que todos possam ter a ‘experiência do vinho’, percebendo como a bebida é um ótimo complemento em todas as ocasiões”, afirma Acari Amorim, presidente da Associação Catarinense dos Produtores de Vinhos Finos de Altitude (Acavitis), entidade promotora da Vindima, e proprietário da Vinícola Quinta da Neve. “Com a festa, queremos ainda divulgar a região, um importante centro produtor de uvas e vinhos finos de altitude no país”.

O evento tem apoio do Governo do Estado, por meio por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e da Santur. “Acreditamos no potencial do evento para divulgar o turismo regional, importante gerador de emprego e renda”, diz Valdir Walendowsky, presidente da Santur. O projeto também foi aprovado na Lei Rouanet, do Ministério da Cultura.

Sobre a Acavitis
Criada em 2005, reúne 30 associados, sendo 18 vinícolas com vinhos no mercado, em 150 rótulos. A entidade atua no desenvolvimento de estratégias de mercado e atua junto ao poder público para a expansão do setor.

SERVIÇO
O quê: 2ª Vindima de Altitude de Santa Catarina
Quando: 26 a 29 de março de 2015
Onde: São Joaquim e vinícolas de altitude
Quanto: Gratuito
Informações: Acavitis, (049) 3223-3870 – acavitis@acavitis.com.br

.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s