Museu do Vinho comemora novo recorde de visitação

O Museu do Vinho de Videira está comemorando mais um ano de recorde de visitação. Até o momento foram contabilizados mais de 7mil visitantes, dentre eles turistas de vários estados do Brasil, e de outros países  como Estados Unidos, Peru, Venezuela e Suíça, além de muitos videirenses.

Segundo a coordenadora do espaço– Caroline Martello, a crescimento na visitação se deve porque em 2014 a equipe do Museu do Vinho reformulou a exposição de longa duração que recebeu novo layout e promoveu a troca de algumas peças para que haja rotatividade do acervo. Outra novidade para oferecer  mais interatividade e acessibilidade aos visitantes foi a implantação do espaço denominado “Cantinho do Curioso”, onde uma peça em cada sala foi destinada para que o visitante possa senti-la através do toque quebrando alguns paradigmas de que em museus não se pode tocar nas peças. “Este espaço também foi pensado para visitantes com baixa visão e cegos. Podemos dizer que a nova exposição permite ao visitante um novo olhar sobre o museu”, diz Caroline apontando que desde 2009, o número de visitantes vem aumentando significativamente.

Segundo o secretário de Turismo e Cultura – Clemir Schmitt, ao longo do ano também foram realizadas 13 atividades de caráter temporário, entre exposições de arte e história, mostra de cinema, cursos e eventos em parceria com outras instituições e entidades como Núcleo de Artes Visuais, SESC – Caçador, Assembleia Legislativa, Câmara de Vereadores, Sistema Estadual de Museus de SC, Museu da Imagem e do Som de SC, Secretaria de Educação, GERED e Associação de Amigos do Museu do Vinho.

Para Schmitt, hoje, o Museu do Vinho é um espaço do tempo presente, aonde a comunidade videirense consegue olhar para sua história e refletir sobre o hoje, com diálogos atuais e uma exposição moderna. “O museu e a história devem servir para isso: criar laços com o passado, o presente e o futuro dando a possibilidade de reflexão ao visitante. Não somos um espaço apenas de memória ou educacional, somos um espaço de enfrentamento”.

Fonte: http://www.diariocacadorense.com.br/cultura/10919-museu-do-vinho-comemora-novo-recorde-de-visitacao

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s