ABS inicia suas atividades em Santa Catarina com João Lombardo a presidência

A Associação Brasileira de Sommeliers – Santa Catarina foi oficialmente lançada ontem, dia 2 de outubro, em Florianópolis. O evento aconteceu no restaurante Simple on the Beach, em Jurerê Internacional. Estiveram presentes profissionais do setor, produtores de vinhos, importadores, empresas do ramo alimentício e enófilos, entre outros. A partir do lançamento, a ABS-SC dá início a suas atividades em Santa Catarina, promovendo eventos e cursos com o objetivo de divulgar a cultura do vinho e outras bebidas, formar e aprimorar o conhecimento de enófilos e profissionais do setor, o que inclui sommeliers, donos de restaurantes, garçons e todos aqueles que querem conhecer mais sobre esse amplo universo líquido.

A ABS é uma entidade sem fins lucrativos. Ela é filiada à Association de la Sommellerie Internationale – ASI, entidade com sede em Paris, reconhecida em 54 países. A ABS foi fundada no Rio de Janeiro, em 1983. Em São Paulo, a fundação aconteceu em 1989. Hoje, a entidade está presente em diversas cidades e estados, inclusive em Santa Catarina, com sede em Florianópolis. São mais de 30 anos de trabalho pela formação de profissionais e pela democratização do conhecimento sobre vinhos e outras bebidas junto a diversos públicos. Idoneidade e credibilidade são os pilares que norteiam o trabalho na ABS no Brasil.

Entre os cursos que serão oferecidos está o “O Vinho e seus Fundamentos”, voltado para leigos, enófilos e amantes da bebida. O aprendizado contempla aulas teóricas e práticas, com degustações para ilustrar e situar os alunos sobre os estilos e características organolépticas dos diferentes vinhos. Também serão passadas noções de enogastronomia aos alunos. Eventos harmonizando vinho e comida e sessões de degustações de vinhos estão entre as atividades da ABS e começarão a ser oferecidos ainda este ano.

Para os profissionais, ou aqueles que pretendem se profissionalizar, há o Curso de Formação de Sommeliers e Profissionais. Dividido em três módulos (Fundamentos do Vinhos, Módulo de Países e Módulo de Serviço), ele será ministrado por experientes profissionais. Nas aulas, além de conhecimentos sobre vinhos, os alunos irão receber informações sobre cervejas, destilados, coquetelaria, águas especiais, chá, café, saquê, chocolate e queijos. Um curso completo, que será oferecido, em Florianópolis, a partir de 2015.

Em Santa Catarina, a ABS será presidida pelo sommelier e jornalista João Lombardo. A diretoria é composta pela sommelière Ana Cláudia Schmidt (vice-presidente), Maurício Rosa (secretário), Jesualdo Fernandes Pinheiro Jr. (tesoureiro), Alcionéia Silveira, Eduardo Machado Araújo, João José de Oliveira Jr., João Luís Sousa Magnanti, Mario Raul Leonardi e Douglas Alex Leyes Balcon (estes seis últimos, sommeliers que ocupam cargos de diretores executivos). O Conselho Fiscal é composto por Márcia Maluf Palei, Acari Amorim e Gláucia Gondim, mais o suplente Jucélio Kulmann.

“Filie-se à ABS-SC. A sua participação é muito importante para nos ajudar a construir a entidade em Santa Catarina.” convida João Lombardo.

Fonte: http://www.acontecendoaqui.com.br/abs-inicia-suas-atividades-em-santa-catarina-com-joao-lombardo-presidencia/

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s