Urussanga participa da 4ª Mostra Catarinense de Vinhos

A sangria do primeiro garrafão de vinho anunciou, oficialmente, a abertura da quarta edição da Mostra de Vinhos Catarinense, que aconteceu nesta quarta-feira, dia 28 de maio, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Para representar a região Sul do Estado, uma comitiva de Urussanga partiu para a capital, a fim de evidenciar a variedade Goethe, que conquistou em 2011 o selo de Indicação de Procedência Geográfica, e a 15ª edição da Festa do Vinho, que acontece entre 6 e 10 de agosto.

O autor do projeto que resultou na Mostra, deputado Padre Pedro Baldissera, conta que o evento tem como objetivo dar visibilidade a toda cadeira produtiva da uva, unificando a defesa pela bebida. “Dessa forma, evidenciamos o vinho perante a sociedade, mostrando ao Brasil que temos produtos de qualidade, feitos em diversas regiões do Estado. E aí Urussanga se inclui, destacando-se pela excelência na produção da variedade Goehte”, coloca.

Para o presidente da Festa do Vinho, Amarildo de Brida, participar de encontros, mostras e eventos como este só fortalece a ideia de que o município é, sim, referência em vinificação. “Nossa festa está aí para reforçar isso. Se já estamos na 15ª edição é porque temos, história, tradição e qualidade para nos firmar no posto de produtor de exímia qualidade”, enaltece. “Urussanga é e sempre continuará sendo a Capital do Bom Vinho”, complementa o prefeito Johnny Felippe.

Durante o dia, a rainha e as princesas da festa passaram nos gabinetes dos deputados para fazer o convite oficial para o evento. Além disso, a comitiva distribuiu vinhos para degustação, polenta e queijo, elementos tradicionais da gastronomia urussanguense. O chefe de cozinha de Joinville, Augusto Kolling, diz que não conhece os Vales da Uva Goethe, mas que em breve irá até a região. “Já ouvi falar muito bem”, prontifica. “Sou enfático ao dizer que sem vinho, não existe boa gastronomia. E o nosso Estado vem se destacando nessa área. Temos variedades diversificadas e de qualidade, investimento forte na produção, sem falar no movimento pró-vinificação que vem se fortalecendo. O nosso vinho é um diferencial do Estado como destino turístico. O visitante vai à Serra, ao mar, e leva para a casa uma bebida que, quando aberta, traz de volta a brisa catarinense”, diz.

Além das degustações, a Mostra também contou com oficinas e simpósio do setor vinícola durante o dia. Também participaram do evento os municípios de Tangará, Nova Trento, Pinheiro Preto e São Joaquim.

Fonte: http://www.atribunanet.com/noticia/urussanga-participa-da-4a-mostra-catarinense-de-vinhos-102852

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s