VINÍCOLA VILLA FRANCIONI LANÇA VINHO JUAREZ MACHADO

O lançamento nacional, acontece no dia 26 de março, a partir das 19 horas, em Florianópolis, na Assembleia Legislativa de SC.

Foi no terroir de altitude da vinícola Villa Francioni, em São Joaquim, que o artista catarinense, Juarez Machado, buscou inspiração para criar uma série de rótulos exclusivos para o vinho que leva o nome dele. O tema aborda os cinco sentidos (olfato, tato, paladar e visão) além do universo exterior e interior, num total de 7 rótulos diferenciados. A partir das telas pintadas pelo artista, foram feitas as reproduções para os rótulos. Além das ilustrações, Juarez Machado também compôs um poema que está no contra-rótulo de cada garrafa.

A ligação do artista com o universo do vinho é antiga, o artista mora há mais de 30 anos em Paris, além de degustar e provar vinhos de diferentes países, ele também já realizou exposições temáticas como “Chateuax Bordeaux”, resultado de visitas às principais vinícolas da França. A

parceria com a Villa Francioni surgiu a partir de uma visita à vinícola, para o lançamento da exposição assinada por ele, “Castelos de Vinho”, ainda em 2012. Em seu depoimento Juarez Machado disse que ao conhecer os vinhedos, a arquitetura e o apreço pela arte (marca do fundador, Dilor Freitas), ele sentiu orgulho de ser catarinense. Após degustar os vinhos da Villa Francioni, ele chorou e se embriagou com tanta inspiração, “voltei para o atelier, para pintar mais mil quadros”, lembra o artista.

A elaboração do vinho Juarez Machado coube ao enólogo Orgalindo Bettú, que está na empresa desde a fundação, no ano 2000. O rótulo foi produzido com quatro diferentes uvas: Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc e Malbec, a safra é 2007. O vinho de potente estrutura é complexo e equilibrado, lembra os sabores de café torrado. Permaneceu em estágio mínimo de 15 meses em barris de carvalho francês. O teor alcóolico é de 14%. Combina perfeitamente com carnes assadas ou em molhos bem condimentados. Segundo o enólogo, foi realizada uma minuciosa escolha das diferentes uvas para elaboração do vinho Juarez Machado, a busca foi por um resultado que pudesse expressar as sensações estilizadas.

“Tenho certeza que os apreciadores poderão sentir o contexto artístico através das sensações envolventes em cada garrafa”. A obra de arte engarrafada estará a venda na Vinícola Villa Francioni e em lojas especializadas em todo país. Como define o artista, reconhecido internacionalmente: “o vinho é tão sagrado quanto o sangue, um é vida correndo nas veias, o outro é arte, respirando dentro de nobres garrafas”.

  • Lançamento Vinho Juarez Machado
  • Dia: 26 de Março de 2014
  • Horário: 19 horas
  • Local: Assembleia Legislativa de SC
  • Florianópolis – SC

Fonte: Assessoria de Imprensa

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s