Enquete feita pela UOL diz que brasileiro aprova a inclusão no vinho na cesta básica

Com 87, 27% dos votos recebidos, a pesquisa feita por um dos sites com maior acesso à Internet no País, UOL, apontou que o brasileiro é a favor da inclusão do vinho na cesta básica. A medida faz parte do Projeto de Lei 5965/13 do Deputado Federal Edinho Bez (PMDB/SC), e visa fazer com que a população tenha mais acesso aos benefícios nutricionais da bebida, além dos grandes reflexos econômicos tanto para os consumidores quanto para os produtores, principalmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Vale do São Francisco, no Nordeste, onde está a maior parte da produção nacional.

“O benefício em Santa Catarina será enorme, tendo em vista a grande quantidade produzida no estado, nas mais diversas regiões. Vale ressaltar que muitos desses municípios e por que não dizer famílias, tem como principal fonte de emprego e renda a produção e comercialização do vinho. Com uma menor taxa de impostos, os produtores poderão investir mais nos negócios”, destaca Edinho Bez.

A proposta do deputado assegura uma diminuição da carga tributária de 54% para 16%, tornando-o mais competitivo para o mercado interno. A aprovação do projeto, que tramita na Câmara dos Deputados, possibilita uma redução do ICMS de 25% para 7%. O intuito é aumentar o consumo equilibrado e por consequência a produtividade, investimento, trabalho e renda para o setor, além de beneficiar o consumidor, que passaria a pagar menos.

A medida se baseia no que já acontece em muitos países da Europa, EUA, Argentina e Chile, onde a bebida é classificada como alimento, e não artigo de luxo, sendo aplicada menor taxa de impostos. “A proposta vai trazer grandes melhorias para a produção, além de alavancar a concorrência do produto nacional, fortalecendo a economia brasileira”, aponta Bez.

O deputado cita, como exemplo, a Argentina que ocupa o 7º lugar ranking mundial do consumo, com 30 litros anuais por pessoa. Hoje o país tem 229 mil hectares de vinhedos e mais de 1.000 vinícolas em funcionamento e comercializa 1,3 bilhão de litros de vinho por ano, representando 5% do mercado mundial. O resultado é o faturamento que alcança 2,6 bilhões de dólares, dos quais 77% são gerados no mercado interno e 23% por exportações. Já no Brasil, conforme pesquisa divulgada pelo Instituto de Assessoria Mercadológica & Mercadométrica, o consumo de vinho é de 176 milhões de litros, ou seja, 1,26 litro por pessoa ao ano. Número que aponta que o brasileiro bebe pouco vinho.

Fonte: http://www.paranashop.com.br/colunas/colunas_n.php?op=gastronomia&id=28335

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