Visita: vinícola Sanjo, em São Joaquim/SC

Neste verão, minha esposa e eu demos uma passada por São Joaquim e decidimos fazer uma visita a Sanjo, empresa tradicional da região que decidiu entrar no mercado vitivinícola e tem apresentado bons resultados.

A Cooperativa Agrícola de São Joaquim – SANJO – foi fundada em 1993 por um grupo de 34 fruticultores, em sua maioria imigrantes e descendentes de imigrantes japoneses, com foco na produção de maças (fruta que, com o tempo, se tornaria a vocação da região de São Joaquim). Nestas mais de 2 décadas de história, a empresa cresceu e se profissionalizou, ao ponto de se tornar referência na América Latina na produção de maças e seus derivados, assim como uma referência na gestão de cooperativas. Atualmente, conta com 80 cooperados e 330 funcionários, produzindo 40 mil toneladas de maçã das variedades Fuji e Gala. E no início dos anos 2000, com a popularização de São Joaquim como região própria para a vitivinicultura, a Sanjo foi pioneira em expandir sua carteira de produtos e incorporar os vinhos finos ao portfolio.

A visita à Sanjo é completa: inicia na loja da cooperativa, com um pouco de história, passa pela produção de maças, pela área de vinificação/envaze e adega, terminando com a degustação de alguns rótulos em uma sala de degustação muito bem montada. Infelizmente, no dia em que fomos, a produção de maças estava fechada.

IMG_1561: Sanjo - processo de fermentacao IMG_1551: Sanjo - maquina de envaze de garrafasIMG_1554: Sanjo - adega IMG_1562: Sanjo - sala de degustacao

Os 27 hectares de vinhedos da Sanjo são próprios, localizados na região de Pericó, há 30 km de São Joaquim pela SC-110 a caminho de Urubici. A primeira safra foi colhida em 2005. A safra eleita como de melhor qualidade, no entanto, é indiscutivelmente a de 2012 (sempre lembrada com muito saudosismo pelos funcionários, pois rendeu à cooperativa alguns prêmios da crítica internacional). A safra de 2013 também é boa, mas “não é a mesma coisa” segundo eles.

As estruturas de vinificação da Sanjo são bastante modernas, com tanques de inox em diversas dimensões, uma linha de envaze automatizada, assim como uma adega refrigerada que mantem as barricas americanas e francesas dos rótulos mais nobres. A capacidade total da vinícola é de aproximadamente 80 mil litros por ano. Apesar de contar com uma equipe capacitada, a Sanjo também conta com a ajuda de enólogos da região de Bento Gonçalves que, a cada 15 dias, estão em São Joaquim para prestar consultoria.

Dentro da carteira de produtos, a Sanjo conta com 3 linhas:

  • Nobrese: rótulos de entrada, com uvas plantadas em vinhedos de 1.000 metros de altitude.
  • Núbio: linha intermediária, com passagem de 12 meses em barrica, e uvas plantadas a 1.100 metros de altitude.
  • Maestrale: linha top, com primeira fermentação em tanques de inox e segunda fermentação de 18 meses em barrica, e uvas plantadas em vinhedos de 1.200 metros de altitude. Dentro da linha Maestrale, há também os rótulos “Integrus”, que possuem fermentação integral em barrica.

Durante a degustação, foram servidos 6 diversos rótulos, dos quais vale a pena ressaltar:

  • Núbio Sauvignon Blanc 2013: fresco, leve, com toque de abacaxi e maracujá, porém com menos destaque do que a safra de 2012.
  • Maestrale Cabernet Sauvignon 2007: aveludado e com taninos leves, amaderado lembrando baunilha.
  • Maestrale Chardonnay 2010: o destaque da visita, levemente oleoso e amanteigado devido a passagem por barrica, com toque de banana e baunilha. Um Chardonnay muito agradável.

A Sanjo possui visita todos os dias e, com certeza, é um passeio que vale a pena para quem estiver na região.

Abraço!

Anúncios

2 thoughts on “Visita: vinícola Sanjo, em São Joaquim/SC

  1. Hoje tive o prazer de degustar vinhos da Vinícola Sanjo e achei o máximo principalmente o Sauvignon Blanc q eu gostaria muito de poder adquirir algumas garrafas para telas em meu estoque e poder oferecer aos amigos por tratar se de um vinho diferenciado e de sabor único …..

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s