Vinhos da Vinícola Hiragami, de São Joaquim/SC

Segue post bacana publicado pela blog “Contando Vinho”.

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Há duas semanas atrás, dia 04/12/13, fui convidado pelo amigo Felipe Silva, do blog BebadoVinho para provarmos junto com o Cesar da Mondovino e o Rogerio Dardeau uns vinhos da Vinícola Hiragami que o Felipe havia recebido do próprio produtor para divulgação.

A vinícola Hiragami foi fundada por Fumio Hiragami, membro de uma família de imigrantes japoneses com tradição na produção de maçãs em São Joaquim, atividade que a família realiza desde da década de 70. Em 2001 o senhor Fumio decidiu investir em outro ramo, a produção de vinhos finos. Em 2006, após 5 anos de estudos, foram implantados os primeiros vinhedos, a partir dos quais hoje são produzidos vinhos e espumantes com as castas Cabernet Sauvignon, Merlot e Sauvignon Blanc.

Provamos dois vinhos da linha Torii, o Merlot e o Cabernet Sauvignon, minhas impressões sobre eles foram as seguintes:

Hiragami Torii Merlot 2012: a garrafa deste vinho estava até sem rótulo (por isso que não coloquei a foto), dando um charme a mais na degustação. Era como se estivéssemos bebendo algo inédito e exclusivo. E o vinho era bem legal, um Merlot interessante com bela cor rubi e aromas intensos e bastante agradáveis, bem frutados e com toques florais de rosas, além de um ligeiro herbáceo. Na boca era elegante, com boa acidez e taninos agradáveis. Havia também um leve amargor que não incomodava.

Hiragami Torii Cabernet Sauvignon 2008: esse era um Cabernet que estagiou 12 meses em barris de carvalho. Na taça se via um halo de evolução compatível com seus mais de 5 anos. Os aromas eram de ameixa, café e um leve vegetal. Na boca tinha médio corpo e estava macio, com taninos bem presentes e finos. A acidez já começava a faltar um pouco ressaltando um certo dulçor. Era um bom vinho, no entanto está no seu auge, não acredito que evolua mais na garrafa, deve ser bebido agora.

Tive uma boa impressão a respeito dos vinhos da Hiragami. Como não fiquei sabendo o preço deles não deu para avaliar a relação custo benefício. De qualquer forma os dois vinhos me pareceram interessantes, o Merlot principalmente. Fiquei curioso a respeito do Sauvignon Blanc que o Felipe me disse ser muito bom.

Resumo dos vinhos:

Nome: Hiragami Torii Merlot / Higami Torii Cabernet Sauvignon

Vinícola: Hiragami

Região: São Joaquim, Serra Catarinense, Brasil

Teor alcoólico: não sei

Safra: 2012 / 2008

Uva: Merlot / Cabernet Sauvignon

Preço: ambos os vinhos foram trazidos pelo Felipe Silva do blog BebadoVinho

Bebido com (data): Patrícia, Felipe, Cesar e Dardeau (04/12/2013)

Nota: 3,5 em 5 pontos (Merlot) / 3 em 5 pontos (Cabernet Sauvignon).

Fonte: http://contandovinhos.wordpress.com/tag/serra-catarinense/

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s