Gourmandises Catarinenses é lançado em São Paulo na Livraria Cultura com vinhos e produtos típicos de Santa Catarina

Gourmandises Catarinenses é, no mais amplo sentido, um mergulho na gastronomia catarinense. O livro foi lançado segunda-feira, 02, na Livraria Cultura do Shopping Market Place, em São Paulo, com direito a degustação de vinhos de altitude e produtos típicos de Santa Catarina. A obra conta a história da formação da cozinha clássica estadual, a partir da conjugação de ingredientes autóctones com as culturas alimentares do índio, africano, dos europeus e asiáticos. Fala do nascimento de uma nova culinária, a partir do cultivo e produção de ingredientes chamados premium. Entre eles ostras, vôngoles, vieiras, siri mole, bottarga, trutas, cortes nobres de pato, codornas, frutas, chocolates, embutidos e queijos finos, ingredientes da nova cozinha catarinense.

O livro faz um Raio X sobre a produção de vinhos de altitude e das cervejas artesanais no estado. Mostra a cachaça e outros destilados. E termina com um show de 60 receitas elaboradas por chefs catarinenses. Todas com sugestões de vinhos e cervejas para harmonizar.

Gourmandises Catarinenses vem acompanhado de dois encartes. Um deles apresenta 60 vinhos de altitude, escolhidos entre 126 rótulos degustados às cegas por quatro especialistas. Os produtos são uma síntese do perfil, estilos e da diversidade dos vinhos produzidos nos terrenos elevados de Santa Catarina. Outro encarte apresenta 70 restaurantes, em diversas cidades, que preparam receitas clássicas ou contemporâneas utilizando ingredientes tipicamente catarinenses. Vale destacar que um dos capítulos da obra apresenta, com detalhes, os estilos de cervejas produzidos em Santa Catarina. Produtos com personalidade e perfis particulares, uma radiografia gastronômica do estado.

A idéia da obra partiu do publicitário Roberto Costa, da agência cinquentenária Propague. Costa foi o organizador do projeto. O livro foi escrito pelo jornalista João Lombardo, que passou pelas redações dos jornais Folha de S. Paulo, O Globo, Gazeta Mercantil e revista Veja. Lombardo tem formação de cozinha pelo Senac, é sommelier com formação na Itália pela Associazione Italiana Sommelier – AIS, além de ter diploma internacional em vinhos e destilados pela escola inglesa Wine & Spirit Education Thrust. O jornalista é autor de outro livro, escrito em 2008: “Santa Catarina à Mesa: A revolução das uvas e do vinho e o renascimento das cervejarias no estado”. Essa obra contou com o apoio da Propague para a elaboração da segunda edição, esgotada. Trabalharam no projeto a jornalista Antoninha Santiago, o designer gráfico Juan Rivas e o fotógrafo Markito. O livro foi publicado pela Lagoa Editora, com o apoio do Governo do Estado de SC, Assembléia Legislativa de SC e Fiesc – Federação das Indústrias do Estado de SC.

Gourmandises Catarinenses é, portanto, uma deliciosa viagem pela gastronomia de Santa Catarina, com seus vários ingredientes, sotaques, criações, receitas, vinhos, cervejas e destilados. Um livro que registra a fase de crescimento do setor alimentício estadual, hoje responsável por abastecer importantes centros e restaurantes brasileiros. E por provocar o espírito criativo de chefs em todo o país.

O livro pode ser encontrado no Pão Italiano, Emporium Bocaiuva, Café François, Box 32 e Decanter (em São Paulo, Blumenau e Florianópolis).

Fonte: http://www.acontecendoaqui.com.br/gourmandises-catarinenses-e-lancado-na-livraria-cultura-com-vinhos-e-produtos-tipicos-de-santa-catarina/

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s