Vinícolas de Santa Catarina focam em espumante para as festas de fim de ano

As vinícolas catarinenses prometem encher as taças dos brasileiros de espumante em 2013. Com a qualidade dos produtos, os fabricantes têm uma expectativa de vender 10% a mais neste fim de ano do que em 2012. Esse diferencial leva algumas empresas a apostarem na bebida como carro-chefe de vendas.

Na vinícola Santa Augusta, de Videira, por exemplo, os espumantes representam hoje 80% do total produzido. A proprietária Taline de Nardi afirma que a vinícola fez investimentos para aumentar a produção e a expectativa é vender 40% a mais do que no ano passado.

A Villaggio Grando, em Água Doce, no Meio-Oeste, aumento a produção em 16 mil garrafas sobre 2012, o que corresponde a um aumento de 15%. O diretor comercial Guilherme Grando diz que o espumante ultrapassou, em 2013, os outros vinhos. Para ele, a produção catarinense ganha destaque no Brasil pela época da colheita.

— Aqui, as uvas são colhidas entre março e maio. Com isso, os vinhos ficam mais leves, com um sabor frutado suave e não enjoativo — diz.

Douglas Nunes Cordova, coordenador industrial da Sanjo, em São Joaquim, espera um aumento de 20% nas vendas, equivalente a 45 mil garrafas. A aposta da marca é o tipo moscatel, um estilo branco e doce que, servido gelado, agrada os brasileiros.

Altitude favorece a produção de qualidade

O diretor técnico da Associação Catarinense dos Produtores de Vinhos Finos (Acavits), Saul Bianco, diz que a altitude e a temperatura levam a um ciclo mais longo de maturação das uvas, o que favorece a fabricação de vinhos mais complexos. Além da qualidade, as vinícolas apostam nos espumantes por razões econômicas:

— Os vinhos levam pelo menos três anos para chegar ao mercado. Já os espumantes podem ser vendidos com um ano de produção.

Fonte: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/economia/noticia/2013/12/vinicolas-de-santa-catarina-focam-em-espumante-para-as-festas-de-fim-de-ano-4351541.html

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s