Qualidade certificada para os vinhos Goethe

Urussanga passa a vivenciar, a partir de amanhã, um momento histórico, não só para o município, mas para todo o estado. Os vinhos do Vale da Uva Goethe serão lançados ao mercado com o Selo de Indicação de Procedência. O selo é o primeiro em Santa Catarina e o terceiro no país.

“Este é um trabalho de oito anos e que se concretiza com a conquista do selo. É motivo de orgulho para Santa Catarina e para o Brasil. Nossos vinhos serão mais valorizados aqui nos vales, no país e fora também”, aponta o presidente da Associação ProGoethe, Renato Mariot Damian. Para o presidente, o importante é que essa respon-sabilidade será repassada às gerações futuras.

“Temos um vinho típico e único e novos trabalhos serão feitos agora. Consideramos o trabalho antes e pós-selo. Já estamos sentindo, mesmo antes da indicação, um apelo turístico, agora isso será ainda mais forte. Irá gerar riquezas e não será algo apenas temporário”, acredita.

Trabalho de marketing

Damian explica que o foco inicial estava na conquista da Indicação de Procedência e agora, com a colocação do selo nas garrafas, um trabalho de divulgação de marketing deverá iniciar. “Novas portas para projetos de pesquisas também devem surgir”, afirma o presidente da ProGoethe.

O administrador da Del Nonno, Matheus Damian, que possui 19 tipos de produtos em sua vitivinícola, terá quatro deles requeridos com o selo. “Foram concedidos 8 mil selos para quatro va-riedades de vinhos da safra 2013. O processo de conquista do selo passou por um caderno de normas e pelo Conselho Regulador, um rigoroso processo que atesta as garrafas seladas, qualidade garantida”, explica o administrador.

Para conquistar o selo, os vinhos que forem produzidos a partir da uva Goethe terão que garantir qualidade e manterem as características tradicionais da tipicidade da região. “Para cada safra, o produtor terá que se ins-crever ao Conselho Regulador para ser avaliado e ter a garantia selada em suas garrafas”, esclarece Damian.

“Para obter o selo, as vinícolas precisam se submeter ao Conselho Regulador, entidade que vai avaliar os dados de produção, as características dos vinhos e sua qualidade, para, então, decidir se o produto é merecedor do Selo de Indicação de Procedência”, reforça o enólogo Stevan Grützmann Arcari, presidente do Conselho Regulador da Indicação de Procedência dos Vales da Uva Goethe.

O enólogo reforça que o selo simboliza a conquista da indicação e servirá como uma ferramenta para interligar a promoção do produto e o território dos vales. “Ter chegado a este selo confirma qualidade, diferencial e tipicidade e usaremos isso para promover o crescimento em vendas e do nosso território”, acrescenta Arcari.

Território e história

Na avaliação do presidente da ProGoethe, a conquista da indicação teve dois fundamentos principais, um deles o território delimitado da uva e uma história de mais de 100 anos. “Os vinhos da uva Goethe já foram produzidos nos anos 30 ou 40, e nós ressuscitamos, é uma nova fênix”, opina.

Os Vales da Uva Goethe estão concentrados em Urussanga e Azambuja e as vinícolas certificadas só podem se abastecer de uvas desses vales. As vinícolas também precisam ter o registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Lançamento reunirá vitivinícolas

O lançamento do Selo de Indicação de Procedência dos Vales da Uva Goethe acontecerá nesta quinta-feira, a partir das 19h30min, com a presença de personagens históricos e do vinho Goethe e, com o lançamento do novo dos Vales da Uva Goethe e uma cartilha didática sobre a região.

Fonte: http://www.atribunanet.com/noticia/qualidade-certificada-para-os-vinhos-goethe-98252

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s