Aniversário do Museu do Vinho homenageia 18 pioneiros da uva e do vinho em Videira/SC

A recordação dos desafios enfrentados pelos colonizadores e a emoção de ver contada a história dos descendentes marcou a solenidade de homenagem aos pioneiros da uva e do vinho no município de Videira. O evento promovido pela Sociedade Amigos do Museu do Vinho (Samuvi), Prefeitura de Videira através da Secretaria de Turismo e Cultura e o Museu do Vinho Mário de Pellegrin aconteceu no último sábado (14), na sede do Museu e reuniu mais de uma centena de pessoas, entre homenageados, familiares e membros da Samuvi.

O prefeito interino de Videira, Lourenço Becker, o prefeito eleito Wilmar Carelli, o presidente da Câmara de Vereadores – Clarimar Betoni e o padre Lauro Spör também prestigiaram a solenidade, que também foi acompanhada pela senadora da república pelo estado do Amazonas, Vanessa Grazziotin. Vanessa é natural de Videira e participou do evento para prestigiar parentes que foram homenageados durante a solenidade.

A iniciativa realizada em comemoração aos 28 anos do Museu do Vinho e 82 anos da Casa Canônica e 12 anos da SAMUVI homenageou 18 famílias pioneiras: Adão Vanin, Adelar José Mariani, Albertino Brandelero, Alcides Cagnin, Angelo Busanelo, Antonio Peretti, Benjamim Grazziotin, Cooperativa, Enrico Anselmi, Ernesto Grando, Francisco Francio, Francisco Lyra, Giovanni Simoneto, Giuseppe Olivo, José Gonçalves Lins, Luiz Angelo Damo, Pedro Menegola Segundo e Vergilio Saorim.

Este foi o sétimo ano consecutivo que a SAMUVI homenageou os pioneiros da Uva e do Vinho. Nos anos anteriores mais de 130 famílias receberam o reconhecimento. “Com estas homenagens a Sociedade Amigos do Museu do Vinho está cumprindo seu papel de difusora da cultura local. E para todos os membros da Samuvi é um honra poder contribuir para a construção da história de Videira”, apontou Rita Sinzsker – presidente da Samuvi.

Durante a solenidade os descendentes dos pioneiros receberam um certificado em agradecimento aos relevantes trabalhos prestados por seus pais e avós, à vitivinicultura videirense. Uma exposição com fotos desses pioneiros também foi aberta ao público. O material composto de 21 painéis que narram desde a chegada dos colonizadores, o desbravamento do mata, as dificuldades enfrentadas e a relação das famílias com a viticultura em Videira ficará em vigência no Porão do Museu do Vinho, até novembro. A iniciativa em homenagem aos pioneiros incluiu ainda, apresentações musicais, além de um coquetel com produtos típicos italianos e vinhos locais.

A Exposição poderá ser visitada gratuitamente até o dia 17 de novembro nos seguintes horários: de terça a sexta-feira: 8h30 as 12h – 13h30 as 17h30 e sábados e domingos: 13h as 17h30.

Fonte: http://www.emvideira.com.br/noticias/2013/9/16/anivers%C3%A1rio-do-museu-do-vinho-homenageia-18-pioneiros-da-uva-e-do-vinho-de-videira

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s