Degustação às cegas e o mito de que vinho bom tem que ser caro: vídeo imperdível

Este post é uma exceção: ele não trata de vinhos de Santa Catarina. Mesmo assim, fiz questão de publicar porque fala de um assunto bastante polêmico: precificação de vinhos, e relação entre qualidade e preço.

O normal que se espera em qualquer indústria é que qualidade e preço estejam diretamente relacionados; em outras palavras, um preço alto é reflexo de qualidade acima da média (e vice-versa). No entanto, nem sempre o mercado é tão racional quanto gostaríamos que fosse…

Em alguns casos, frequentemente na indústria de luxo, as empresas são capazes de desenvolver uma “aura” de prestígio e qualidade premium que as permitem elevar seus preços a níveis irracionais. Alguns vão defender a tese de que isso é mérito da empresa, uma conquista, e portanto é justo; outros podem defender que não passa de uma jogada de marketing, um absurdo… bem, você escolhe de qual lado quer ficar.

Mas uma coisa é fato: quando tiramos de cena a tal “aura” ao redor das marcas, muitas vezes as conclusões são surpreendentes! Quando despidos de seu prestígio, os produtos precisam ser avaliados por critérios puramente racionais. É o que acontece, por exemplo, nas degustações às cegas, muito frequentes no mundo dos vinhos.

O vídeo acima é um exemplo perfeito deste fenômeno: uma degustação às cegas de vinhos franceses, cujos rótulos variam de 55 à 3.000 euros, com alguns dos melhores especialistas no assunto.

Para quem ainda não conhece, vale muito a pena assistir até o final!  E, é claro, vale a pena também gastar um tempo refletindo sobre o assunto.

Abraço!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s