Degustação: Villaggio Grando Innominabile Lote IV

Villaggio Grando Innominabile Lote IV

Hoje o post é sobre o rótulo ícone da Villaggio Grando: o Innominabile Lote IV.

De partida, este vinho traz algumas peculiaridades bastante interessantes: primeiro pelo nome, com o qual os produtores aparentemente querem nos passar a impressão de um produto “indefinível”; e segundo pelo rótulo simples, com pouca informação… note que o vinho não traz dados sobre as uvas que fazem parte do corte, e nem deixa claro qual é a safra (no seu lugar, consta apenas a menção misteriosa “Lote IV”).

Acima de tudo, Innominabile é um vinho diferenciado: trata-se de um corte não só de diversas uvas (Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Malbec, Pinot Noir, Petit Verdot e Marselan) mas também de safras de vários anos (2004, 2005, 2006, 2007 e 2008). Por esta razão, a Villaggio Grando cita no rótulo apenas “Lote IV”, pois esta é a quarta vez que este vinho é produzido e lançado no mercado.

Em outras palavras, Innominabile tem tudo para ser uma verdadeira “salada enológica”… mas que, de forma impressionante, a Grando foi capaz de transformar em um verdadeiro clássico. Lendo, na internet, resenhas de lotes anteriores, é fácil perceber que a qualidade do produto tem evoluído de forma impressionante, e que desde o Lote I e II o vinho já era classificado como de grande potencial.

Na taça, é de um rubi intenso.

No nariz, é complexo e intenso, uma mescla de aromas frutados e de especiarias, difícil de definir mas muito agradável. Fruta madura, em compota, com toque defumado e de baunilha (derivado provavelmente de seus 6 meses em barrica francesa). Aroma muito elegante que abre com o tempo.

Em boca, é puro equilíbrio… tudo harmoniza. Persistente.

Simplificando, sem ser simplista, Innominabile é em 2 palavras: “complexo” e “equilibrado”.

Innominabile Lote IV foi engarrafado em fevereiro/2010, e com certeza é um vinho de guarda. Vale muito a pena conferir a proposta da vinícola.

A Villaggio Grando é uma boutique localizada em Água Doce, centro-oeste de Santa Catarina, com vinhedos acima de 1.300 metros de altitude. Para mais informações, visite http://www.villaggiogrando.com.br.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s