Quinta das Neves: os aromas frutados do pioneirismo premiado da Serra

No distrito de Lomba Seca, em São Joaquim, ocorreu em 1999 o epicentro do pioneirismo dos vinhos de altitude catarinense. Neste território, nasceu a vinícola Quinta da Neve. Sua origem foi fruto da paixão de quatro amigos pela vitis vinífera com a tutela de um dos enólogos mais respeitados da Europa, Anselmo Mendes.

Das suas videiras surge o vermelho rubi do vinho Cabernet Sauvignon que, com seus aromas de ervas, especiarias e frutas vermelhas escuras como ameixa, vem conquistando lugar de respeito entre os tintos produzidos no Brasil, inclusive o melhor na safra de 2006.

Deste solo também brota o brilhante dourado do Chardonnay safra 2011 com nariz rico em frutas de polpa branca como a maçã madura e delicado amadeirado por ter passado em barrica francesa por seis meses. Este vinho possui toques de manteiga, leve mineral e final persistente em boca com boa acidez, excelente companhia para uma truta grelhada.

Em 2010, um novo vinho de assemblage feito com as castas de Sangiovese, Merlot e Cabernet Sauvignon nos trouxe a evolução e refinamento da vinícola. Mas é o Pinot Noir a estrela notável desta propriedade, considerado por muitos enólogos, enófilos e revistas especializadas como o melhor desta cepa já produzido em nosso país. Este vinho de coloração vermelho granado, seja safra 2005 ou 2010, encanta a todos pelo realce ao olfato de frutas frescas do bosque como framboesa, morango e groselha, floral da flor amor-perfeito e em boca nos traz uma estrutura de elegante maciez, um deleite para os seguidores de Baco.

Fonte: Diário Catarinense (blog de João José)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s