10º Concurso Mundial de Bruxelas-Brasil premia vinhos de Santa Catarina

Cinco vinícolas da Serra Catarinense foram premiadas no maior concurso de vinhos do mundo, o Concurso Mundial de Vinhos Finos e Destilados de Bruxelas, etapa brasileira. Neste ano, especialistas de vários países estiveram reunidos para avaliar vinhos e destilados de todas as regiões do país. Ao todo, foram 196 rótulos avaliados e 58 premiados.

O concurso está na sua décima edição e foi realizado entre os dias 2 e 6 de julho, no resort Costão do Santinho, em Florianópolis. A competição revelou uma visão crítica sobre as últimas tendências no mundo do vinho. Participaram vinhos finos e destilados produzidos no Brasil.

As premiadas da Serra Catarinense foram as vinícolas: Sanjo, Pericó, Monte Agudo, Suzin e Santo Emílio. Segundo o presidente da Associação Catarinense dos Produtores de Vinhos Finos de Altitude (Acavitis), Leônidas Ferraz, esta foi uma grande oportunidade para promover os vinhos da região aos quatro cantos do mundo.

“É um dos maiores eventos realizados nas principais regiões do mundo. Nos últimos anos, as empresas da Serra Catarinense tiveram vários rótulos reconhecidos com padrão de excelência. No Brasil, o concurso promove a visibilidade e a credibilidade de nossas vinícolas, é um grande avaliador do nosso trabalho”, afirma Ferraz.

Um dos premiados também comenta sobre a qualidade do vinho. “Naturalmente a primeira importância é ter feito para os consumidores um bom vinho. O nosso preparo do solo por dois anos para receber as castas francesas foi de suma relevância, além do cuidado do vinhedo. Daí, em seis safras, fomos agraciados com 17 prêmios”, diz o proprietário da Pericó, Wander Weege.

50 países participam da disputa

O Concurso Mundial de Bruxelas é realizado, atualmente, em diferentes cidades do planeta, com mais de oito mil amostras de vinhos e destilados de 50 países. O objetivo é orientar os consumidores em suas escolas. O corpo formado para julgar é composto por jornalistas, formadores de opinião, sommeliers (profissional especializado em todos os tipos de bebidas), importadores, enólogos e produtores.

Na classificação geral, a França é a maior premiada (709 medalhas), seguido pela Espanha (524 medalhas), Portugal (288), Itália (276), Chile (109), Eslováquia (60), Austrália (47), Suíça (45) e África do Sul (40).

Resultado do concurso no Brasil (vinhos)

  • 10 medalhas de grande ouro
  • 31 medalhas de ouro
  • 17 medalhas de prata

Premiados em Santa Catarina

Ouro

  • Kranz Fabulosum 2010 – Kranz (Treze Tílias)
  • Sinfonia Rosé Brut – Monte Agudo (São Joaquim)
  • Villagio Grando Brut Rosé 2012 – Villagio Grando (Água Doce)
  • Plume Chardonnay 2012 – Pericó (São Joaquim)
  • Núbio Sauvignon Blanc 2012 – Sanjo (São Joaquim)

Prata

  • Suzin Sauvignon Blanc 2012 – Suzin (São Joaquim)
  • Leopoldo Cabernet Sauvignon/Melot 2007 – Santo Emílio (Lages/Urupema)

O resultado completo do Concurso pode ser visto no blog Vinhos Brasucas.

Fonte: http://www.difusora1530.com/cinco-vinicolas-da-serra-catarinense-sao-premiadas-em-concurso/

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s