Cave Pericó Icewine Cabernet Sauvignon (por Mauricio Szapiro)

Sinto frio só de pensar em colher uvas congeladas na serra catarinense! Portanto, recomendo degustar este vinho, imaginando-se no ambiente. Vai fazer toda a diferença, pois, além de conhecer um ótimo vinho doce natural, vai ter contato com um produto que é fruto de outra ousadia da vinícola Pericó, de São Joaquim. É o primeiro Icewine (literalmente vinho de gelo) brasileiro. E nós não poderíamos deixar de possibilitar aos nossos confrades esta viagem pioneira.

Icewine é um vinho licoroso tradicionalmente produzido em países com climas extremamente frios, particularmente Alemanha e Canadá. As uvas maduras são colhidas quando congeladas naturalmente, em temperaturas abaixo de zero graus. O volume colhido é muito baixo, o que explica o porque do seu preço: é um vinho exclusivo. Após um elaborado processo de vinificação, essas uvas perdem grande quantidade de água, restando quase apenas o puro néctar concentrado da fruta.

O grande diferencial deste rótulo Pericó Icewine é sua elaboração com a variedade Cabernet Sauvignon – já que nos outros países, utilizam-se apenas cepas brancas. Suas uvas foram colhidas sob a temperatura negativa de 7,5°C. O mosto de uvas, rico em açúcar, foi fermentado a 10°C durante 60 dias, e depois, passou por um período de amadurecimento em barricas novas de carvalho francês. O visionário enólogo da Pericó é Jefferson Sancineto Nunes, responsável pelo primeiro Icewine produzido no Brasil.

Notas de Degustação:

No nariz apresenta um aroma intenso e muito complexo, percebem-se frutas como uva passa, figo seco, amêndoas, ameixa seca, além de aromas florais e de cravos. Na boca, é doce e macio, equilibrado com boa acidez. Muito persistente, untuoso, e termina com um retrogosto de doce de casca de laranja.

Harmonização:

Um vinho para ser lembrado como vinho de meditação, mas se quiser, casa bem com várias sobremesas como tortas de frutas, frutas, sobremesas de chocolate não amargo e também com queijos fortes.

Saiba mais sobre a Pericó:

Estabelecida desde 2003 em São Joaquim, a vinícola Pericó lançou seu primeiro vinho apenas em 2007. Atualmente, a propriedade se estende ao longo de 450 hectares, dentre os quais cerca de 40 hectares são dedicados à viticultura. As vinhas Pericó estão situadas no ponto mais alto de São Joaquim, acima de 1300 metros do nível do mar.

Outras Fontes: www.vinicolaperico.com.br

Fonte: https://www.seloreserva.com.br/produto/cave-perico-icewine-cabernet-sauvignon-1074

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s