Kranz Viognier 2011

Esta última semana fiz uma viagem pela companhia aérea Avianca. A revista de bordo da empresa (edição #35, Junho) traz um artigo sobre vinhos verdes, brancos e rosés. Escrito pelo jornalista Paulo Greca, a reportagem traz uma lista de 5 vinhos recomendados para o verão: um vinho verde português, um chardonnay italiano, um rosé espumante da Serra Gaucha, um rosé português, e o viognier 2011 da vinícola catarinense Kranz, da cidade de Treze Tílias.

O jornalista destaca que o vinho possui produção artesanal, e arrancou suspiros em degustações às cegas. De coloração amarelo esverdeada, tem nariz expressivo com aroma de nêspera e ameixa, sutis toques florais e final longo. Me pareceu uma ótima avaliação deste vinho catarinense, então procurei conhecer um pouco mais obre ele e sobre a casta Viognier.

Kranz Viognier 2011 é proveniente dos vinhedos da Serra de Marari, em Tangará/SC, à 1.200 m de altitude. A seleção e tratamento das uvas é criterioso, a fermentação alcoólica é realizada em tanques de inox com controle de temperatura. Após esta fermentação fez-se uma segunda clarificação, tratamento à frio e engarrafamento. As leveduras adicionadas no processo também são selecionadas.

Diversas outras fontes também classificam este vinho entre os melhores brasileiros desta casta. No entanto, alguns identificam aromas de querosene e petróleo, lembrando a Riesling. Além disso, há pessoas que, ao contrário de Paulo Greca, apontam o vinho por ter um final curto.

A Viognier é uma casta branca ainda pouco conhecida e cultivada no Brasil. Originalmente, a uva é empregada na França para os tintos Côtes du Rhône, além de ser a principal casta dos vinhos brancos da região, os Condrieu. Os vinhos da Viognier são conhecidos pelo seu peculiar aroma floral e são capazes de produzir safras de altíssima qualidade. As videiras preferem ambientes com longas estações quentes, mas também podem ser cultivadas em lugares mais frios, como é o caso deste belo exemplar da Kranz.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s